terça-feira, 17 de novembro de 2009

MC Ary Biografia



  Ele é filho de Brasileiro com Angolana. Ele é Filho de Musico com Bailarina. E é assim, das misturas, que nasce o rapaz brasileiro com o nome de um dos grandes poetas Portugueses: Ary.
   Cedo emigrou para Portugal, trazendo numa das mãos uma cacete de
Gabriel o Pensador e na outra um vinil de Public Enemy. Cresceu sobretudo a ouvir ritmos brasileiros e africanos mas eram as palavras infiltradas em ritmos de Rap que o seu pai ouvia, influenciados pela Soul e pelo Funk, que mais lhe seduziam. Sem que por muitas vezes (a maior parte) conseguisse entender o significado tanto das palavras em inglês como em português no sotaque da sua patría. Seria o “tal de Gabriel o Pensador” (seu maior influenciador) que o “chamaria” a perceber a lógica então descrita nesse tipo de poesia. E foi assim que descobre as outras vertentes da cultura, ganhando amor por esta e firmando-se como puro apreciador de Hip-Hop

.
    MC Ary surge por volta de 1998 entre rimas em cadernos escolares e rimas nas ruas, não passando de uma brincadeira entre amigos.
   Em 2000 torna-se um adolescente mais consciente graças ao Hip-Hop, consumindo tudo que arranjava de Rap tuga, como Sam the Kid, Boss AC, Microlandia,Plunasmo, MC Xeg, etc. É por essa altura que decide avaliar a sua situação com o Hip-Hop. Surgem então as primeiras maquetas gravadas em cacetes, com o apoio dos amigos, mas sem apoios de alguém da cultura. Sendo assim ainda muito cedo para se afirmar como MC, perdeu-se um pouco no caminho.
   Voltaria ao caminho em 2003 gravando algumas faixas soltas.
   Em 2004 alia-se aos Moonwalk , dando nova vida ao rap deste miúdo. A partir daí foram 2 anos a crescer em mentalidades, conhecimento, sentimento e Skills.
   Em 2005 lança a sua 1º maquete intitulada “Desabafo”, com o apoio de Jorge Castro no trabalho de estúdio e a voz de Miguel Queiroz ( Kay ) em algumas faixas. As boas criticas ao sentimentalismo aplicado pelo miúdo de 17 anos dão-lhe o passaporte para pisar palcos de todo País.
  Entre 2005 e 2009 teve o prazer de actuar em palcos como o da Casa da Musica do Porto, Paradise Garage, Music Box, Speakeasy, festival SuperBock Flowfest em Coimbra, Festa do Avante, Reebok Hip-Hop Kingz, Festival Hip-Hop Ritual Sessions, etc. Pisou também o palco de diversas escolas do País durante os anos de 2006 e 2007 através do Programa da COMACEP. Teve o prazer de levar a sua musica aos açores apartir do DJ entre tantos outros palcos com menos ou mais condições.
Ainda em
2006 foi considerado o artista de RAP com mais concertos dados, pela BLITZ.

   Teve o prazer de concorrer e de ocupar o 3º lugar no concurso: Hip-Hop Ritual Sessions 2005 (onde abriu o concerto da banda espanhola PRAXIZ) e de ser o 2ª classificado no concurso: SuperBock Flowfest: Operação Atitude em 2007.
Para a história fica o já ter partilhado o mesmo palco com grandes nomes do Hip-Hop nacional, tais como: Sam the kid, Bob da Rage Sense, Sir Scratch, Royalistick, SP & Wilson, Regula, NBC, Black Mastah, DJ Cruzfader, DJ Nel Assassin, DJ Bomberjack, entre outros. E também com bandas mais distantes do seu género musical como: Pontos Negros, Humble, Triplet, Samuel Úria, Groove 4tet, etc.

  Em pleno ano de 2009, MC Ary preparasse para lançar o seu 2º trabalho discográfico com o nome de “Consciência dos 20” que trará um Rap mais maduro acompanhado de esboços de uma Soul destemida, em grande parte imposta pelo seu companheiro musical de sempre Kay.
“Conciência dos 20”
é um trabalho inovador que trará uma mixtape e um Ep num só CD.

Contará com participações vocais de Sir Scratch, Dino (Expensive Soul), Marcos Best e Miriam Macaia. Nos pratos contará com DJ X-Acto e DJ Nel Assasin. As Produçoes do EP ficam a cargo dos promissores produtores da nova escola Intackto, Darksunn, LS Charlie, Presk e Amil.
De realçar a musicalidade depositada pela Flauta de
Ismael Macaia em algumas faixas.




   O CD será apresentado ao vivo em vários formatos musicais. Mas o de maior relevo será, sem dúvida, a altura em que MC Ary irá se cruzar no palco com Blessya, banda formada exclusivamente com o objectivo de “servir” o público com MC Ary em acústico.

   Os Blessyas
são compostos por Marcos Best (hype-man), Kay e Miriam Macaia (soul-vocals), Daniel Lima ( teclados), Joel Silva (Bateria), Leo (guitarra), Joel Xavier (baixo), Ismael Macaia (flauta) e DJ X-acto (Pratos).


Foto: Hugo Moura ( www.hugomoura.blogspot.com )

mais informações em:  www.myspace.com/mcary

Nenhum comentário:

Postar um comentário